terça-feira, janeiro 23, 2007

Do dia de hoje...

"É como se a infância fosse um ponto de chegada absoluto, colocado no início, e que a tarefa da vida fosse manter uma fidelidade a algumas emoções existentes na origem. Assim, um fio solidário e secreto une a velhice com a infância. É o ancião que busca no olhar daquele menino uma forma de piedade para ler-se a si mesmo. É o menino, que pouco sabe da vida mas que compreende de antemão o essencial, se aproxima e acompanha o ancião na medida em que ele se aproxima da morte. Porque no fundo, o menino que fomos não está apenas no início, mas está nos esperando também no final."


Trecho do artigo de Enrique Valiente Noailles sobre o livro “As pequenas memórias” de José Saramago.

Tirado daqui...


...pelas muitas coisas aqui ditas.




Além da Apple:

"Sobram-me palavras e corpo, quando te procuro e percebo que já não estás..."


...por me fazer perceber as lembranças que a partir dessa manhã se estabeleceram no terreno do passado para não mais sobrar palavras e corpo.

3 Comments:

Blogger sem-comentarios said...

E o ponto de chegada não é o nascimento e claro, as vivências que se obtem através da vida.

Minha amiga, eu detesto Saramago. Não gosto da sua petulância e nem da sua escrita.

Mas esse artigo do Enrique Noailles está brutal!

Bjs****

9:58 AM  
Blogger Apple said...

gostei muito deste trecho. agrada-me a ideia da criança q fomos nos esperar no fim do caminho...

Beijos

1:35 PM  
Blogger ma said...

sem, finalmente encontramos alguma coisa q não temos em comum... eu não gostava mto de saramago até uns 5 anos atrás, mas depois do 'evangelho' tive q dar o braço a torcer e ler outros livros dele q me agradaram tanto qto o primeiro... qto a petulância, não posso dizer mto acerca disso pois realmente não sei...
bjos pra ti!

apple, tb me agradou demais essa idéia, por isso resolvi postar... qdo li ontem esse trecho percebi q era uma coisa q já tinha passado na minha cabeça mas não tão bem expresso...
bjos pra ti!

9:03 PM  

Postar um comentário

<< Home

online