quarta-feira, janeiro 03, 2007

Tríptico

II

Não sei como dizer-te que minha voz te procura
e a atenção começa a florir, quando sucede a noite
esplêndida e vasta.
Não sei o que dizer, quando longamente teus pulsos
se enchem de um brilho precioso
e estremeces como um pensamento chegado. Quando,
iniciado o campo, o centeio imaturo ondula tocado
pelo pressentir de um tempo distante,
e na terra crescida os homens entoam a vindima
- eu não sei como dizer-te que cem ideias,
dentro de mim, te procuram.


Quando as folhas da melancolia arrefecem com astros
ao lado do espaço
e o coração é uma semente inventada
em seu escuro fundo e em seu turbilhão de um dia,
tu arrebatas os caminhos da minha solidão
como se toda a casa ardesse pousada na noite.
- E então não sei o que dizer
junto à taça de pedra do teu tão jovem silêncio.
Quando as crianças acordam nas luas espantadas
que às vezes se despenham no meio do tempo
- não sei como dizer-te que a pureza,
dentro de mim, te procura.

Durante a primavera inteira aprendo
os trevos, a água sobrenatural, o leve e abstracto
correr do espaço -
e penso que vou dizer algo cheio de razão,
mas quando a sombra cai da curva sôfrega
dos meus lábios, sinto que me faltam
um girassol, uma pedra, uma ave - qualquer
coisa extraordinária.
Porque não sei como dizer-te sem milagres
que dentro de mim é o sol, o fruto,
a criança, a água, o deus, o leite, a mãe,
o amor,
que te procuram.


Herberto Helder


Daqui

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu não sei como te dizer...mas este poema é extraordinário.

Há um escritor argentino que se chama Daniel Muxica, que tem um livro de poesias eróticas que se chama "Triptico".
Quando li o titúlo do poema do Heberto Helder...pensei, pode ser na mesma linda do Muxica. Mas não, é muito superior :))

O teu desafio foi respondido no Sem :)

(ainda estou a tentar por a musica...lol)

Bjs**

11:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

queria dizer : linha* e não linda

11:41 AM  
Blogger Apple said...

"Porque não sei como dizer-te..." e assim, tão simplesmente, se diz tudo...não achas?

Beijos :-)

1:16 PM  
Blogger ma said...

sem comentários, fico feliz q tenha gostado do poema... eu o conheci através dessa frase: 'eu não sei como dizer-te que cem idéias, dentro de mim, te procuram'. Achei tão lindo, em consonância c/ o q sentia no momento... Já faz um bom tempo... Mas sinto saudades desses instantes de convergência c/ pessoas q jamais conheci...
Não conheço esse escritor argentino mas vou procurar saber...
Gostei de ver q vc conseguiu responder o 'desafio' tão rápido! E eu pensava q seria um achado encontrar uma música c/ o meu nome!!! :P
bjos pra ti!

apple, diz td msm não é? E o Tríptico inteiro (as partes I, II e III) diz por completo, embora ainda goste mais da parte q eu postei...
bjinhos pra ti!

8:53 PM  

Postar um comentário

<< Home

online